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quinta-feira, 14 de julho de 2011

Cristãos ou Nazarenos

Por David Shem Tov

Assim eram chamados os primeiros seguidores do Messias (Atos 24.5). Ao contrário do que muitos pensam eles não eram chamados de cristãos, como nos informa um historiador romano do século IV.

"Mas estes sectários... não chmavam a si mesmos de cristãos, mas de Nazarenos...". (Epifânio; Panarion 29)

Na época do Segundo Templo haviam muitos partidos religiosos, todos com visões diferenciadas de como cumprir e obedecer os mandamentos contidos na Torah (Pentateuco). Foi nesse tempo, que apareceu um Mestre em Israel, chamado Yeshua, originário de uma pequena aldeia na Galiléia, chamada Natz'rát (Nazaré). O nome Yeshua era um nome comum na época do Segundo Templo, mas este era descendente da Casa Real Israelita, a Casa de David.

Yeshua cumpre vários requisitos descritos pelos profetas das Escrituras, que o revelam como o Messias de Israel. Ele ensinou e corrigiu muitos aspectos de interpretações erradas com relação à Torah. E deu também autoridade aos seus discípulos mais chegados para criarem um sistema próprio de halachot*. Seus seguidores e discípulos formaram uma Comunidade em torno dos ensinamentos de Yeshua d'Natz'rát e por isso foram chamados de Netzarim (Nazarenos).

O Cristianismo só surgiu como uma religião separada dos Netzarim na cidade de Antioquia por meio de um homem chamado Ignácio pouco depois da morte de Yaakov haTsadik em 62 E.C., comumente conhecido como "Tiago, irmão do Senhor", que até esse período era o líder do movimento.

Muitos cristãos, não só conheceram esse movimento, como também o descreveram.

O “pai da igreja” Jerónimo (Século 4) descreve a estes nazarenos como:

"os que aceitam ao Messias de tal maneira que não cessam de observar a velha lei..."(Jerónimo; Sobre Isa. 8:14).

Epifanio, também do Século 4 descreve os Nazarenos em sua antiga obra Panarion, que significa "baú de remédios" (também conhecido por em latim: Adversus Haereses, "Contra Heresias), apresentado como um livro de antídotos para aqueles que foram mordidos pela serpente da heresia. Ele descreve os Netzarim da seguinte forma:

"Mas estes sectários... não chamam a si mesmos de cristãos, mas de 'nazarenos' (Netzarim)... contudo, são simplesmente judeus completos... Eles não possuem diferentes idéias deles (judeus), mas confessam tudo exatamente como a Torá descreve e na forma judaica, exceto, porém, por sua crença no Messias. Pois eles reconhecem tanto a ressurreição dos mortos quanto a criação divina de todas as coisas, e declaram que Elohim é Um, e que o Seu Filho é Yeshua, o Messias. Eles são bem treinados no hebraico. Pois dentre eles a Torá inteira, os Nevi'im (Profetas) e... os Ketuvim (Escritos)... são lidos em hebraico, como também o são entre os judeus. Eles são diferentes dos judeus, e diferentes dos cristãos, apenas no seguinte: Eles discordam dos judeus porque chegaram à fé no Messias; mas eles ainda estão na Torá, circuncisão, o Shabat, e o restante. Eles não estão de acordo com os cristãos... eles não são nada mais do que judeus... Eles possuem o Evangelho segundo Matitiyahu (Mateus) completamente em hebraico... tal qual foram escritas originalmente." (Epifânio;Panarion.29).

Outro cristão, um teólogo e historiador protestante da atualidade declara o seguinte:

"... Não pensem que eles pertenceram a uma nova religião. Eles eram judeus, e a unica diferença que os separavam do restante, é que eles acreditavam que o Messias havia chegado, enquanto os demais judeus ainda aguardavam a vinda do Messias". (Justo L. Gonzales; História do Cristianismo)

Atualmente, ainda que seja do conhecimento de poucos, a distinção entre, judeus, cristãos e Netzarim permanece!

Somos Israelitas, remanescentes das 10 tribos perdidas de Israel, judeus e gentios.

Somos parte do povo de Israel e compartilhamos de seus anelos, sua esperança e seu destino.

Somos Monoteistas. Adoramos Um único Elohim em sua UNIDADE. Cultuamos ao ETERNO

Mantemos e Observamos a Torah e o Testemunho de Yeshua, como Mashiach (Messias) de Israel.

Não convertemos judeus...

Chamamos àqueles que desconhecem as raízes da fé em Yeshua e aos que queiram retornar aos Caminhos antigos para fazer parte da Kehilah (Comunidade) dos que foram chamados para serem portadores da Boa Nova de que o Mashiach (Messias) judeu voltará a Terra para implantar o seu Reinado de Paz sobre todas as Nações.

“Assim diz o ETERNO: Ponde-vos à margem do caminho e vede, perguntai pelas VEREDAS ANTIGAS; qual é o BOM CAMINHO?; andai por ele e achareis descanso para a vossa alma...”(Jer 6:16)

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(*) A palavra "halachá", ou o plural "halachot", é normalmente o nome dado ao conjunto de leis da religião judaica, incluindo não só as leis da Torah, mas também os mandamentos rabínicos posteriores relacionados aos costumes e tradições. Nesse artigo se refere ao conjunto de interpretações de como praticar a Torah, que servem como guia de como viver de acordo com os mandamentos do ETERNO.


Marcele Pires

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